A Paraíba se destacou nacionalmente como o estado com maior projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024, de acordo com a Resenha Regional, relatório mensal do setor de investimentos do Banco do Brasil divulgado na última sexta-feira (3). Com um índice estimado de 6,6%, a Paraíba lidera o ranking nacional e reforça a importância do Nordeste e do Norte no crescimento econômico, conforme análise da revista Forum.
Nordeste em evidência
Segundo o estudo, o crescimento econômico da Paraíba é seguido de perto por outros estados do Nordeste, como o Rio Grande do Norte (6,1%), além de estados do Norte como o Tocantins (6%) e o Amapá (5,8%). Esses resultados contrastam com as menores projeções do Sul e Centro-Oeste, como o Mato Grosso do Sul, que deverá registrar uma retração de 0,7%, impactado por uma queda de -13,1% no PIB agropecuário.
Destaque nos setores econômicos
A Paraíba apresentou taxas de crescimento superiores às médias do Brasil e do Nordeste nos três principais setores econômicos analisados:
- Serviços: Crescimento de 6,5%, acima da média nacional de 4,5% e da média nordestina de 4%. Este setor, que inclui comércio e administração pública, é o motor principal da economia paraibana.
- Indústria: Expansão de 6%, superando a média brasileira de 3,3% e a do Nordeste de 3,4%.
- Agropecuária: Apesar de retrações projetadas para o Brasil (-2,5%) e o Nordeste (-17%), o setor agropecuário da Paraíba deverá crescer 3,2%.
Gestão eficiente impulsiona resultados
O secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, atribuiu o bom desempenho à gestão fiscal eficiente e à seleção estratégica de projetos pela administração estadual. Ele destacou ações como os investimentos no Polo Turístico Cabo Branco, infraestrutura, segurança pública, saúde e educação.
Perspectivas para 2025 e 2026
Gilmar também adiantou que os projetos planejados para os próximos dois anos têm como foco a consolidação do turismo, descentralização da saúde, qualificação da mão de obra, incentivo ao empreendedorismo e pesquisa, além de uma política tributária competitiva. “Essas iniciativas fortalecerão o ambiente de negócios, a qualidade de vida da população e os resultados econômicos, gerando impactos positivos no PIB”, enfatizou.
Com esse desempenho, a Paraíba reforça sua posição como um dos motores do crescimento econômico brasileiro, reafirmando o protagonismo do Nordeste no cenário nacional.