O governador João Azevêdo participou, na tarde desta sexta-feira (10), da solenidade de posse do conselheiro Fábio Nogueira como presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) e do conselheiro André Carlo Torres como vice-presidente. Os dois foram eleitos para o biênio 2025-2026. O evento foi realizado no Centro Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa.
Nova Mesa Diretora do TCE-PB Além dos novos presidente e vice-presidente, a Mesa Diretora do TCE-PB contará com:
- Nominando Diniz Filho como corregedor-geral;
- Marcus Vinícius Carvalho Farias, conselheiro substituto, como ouvidor-geral;
- Antônio Gomes Vieira Filho, presidente da 1ª Câmara;
- Arnóbio Alves Viana, presidente da 2ª Câmara;
- Fernando Rodrigues Catão, coordenador da Escola de Contas Otacílio Silveira.
Governador parabeniza empossados Durante a cerimônia, João Azevêdo parabenizou os novos dirigentes e destacou a importância da gestão do Tribunal: “Desejo sucesso aos conselheiros Fábio Nogueira e André Carlo Torres na condução do TCE. Eles possuem experiência e competência para liderar um trabalho que vai além da fiscalização, atuando no assessoramento das gestões. Desde 2019, temos mantido uma relação de diálogo e respeito com os Poderes Judiciário, Legislativo e órgãos de controle, fortalecendo parcerias institucionais”, frisou.
Educação será prioridade na gestão Em seu discurso de posse, o conselheiro Fábio Nogueira afirmou que sua gestão terá como prioridade a pauta da Educação e o fortalecimento do diálogo com os Poderes e a sociedade civil organizada. “Vamos propor um grande pacto pela Educação, buscando parcerias com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Nosso corpo técnico e expertise estarão à disposição para garantir serviços essenciais à população”, declarou.
Balanço da gestão anterior O conselheiro Nominando Diniz, que concluiu seu mandato na presidência do TCE, destacou as realizações de sua gestão, como a reestruturação do parque tecnológico do Tribunal, o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração, e a capacitação de servidores municipais. Ele também agradeceu ao governador João Azevêdo pelo apoio. “O governador sempre esteve presente em momentos importantes para o Tribunal”, enfatizou.
Perfil do presidente empossado Formado em Ciências Jurídicas pela Universidade Estadual da Paraíba, Fábio Túlio Nogueira ingressou no TCE-PB como conselheiro em 2006. Ele já presidiu a Corte no biênio 2013-2014 e comandou a Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) por dois mandatos. Antes de sua trajetória no TCE, foi vereador em Campina Grande por três mandatos, secretário municipal e deputado estadual (2003-2006), sendo indicado como conselheiro do TCE pela Assembleia Legislativa da Paraíba.
Autoridades presentes A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o vice-governador Lucas Ribeiro, o senador Efraim Filho, os deputados federais Hugo Motta e Wilson Santiago, o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, e os deputados estaduais João Gonçalves, Eduardo Carneiro, Luciano Cartaxo, Jutay Meneses, Márcio Roberto e Tovar Correia Lima. Também marcaram presença o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo Filho, o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito, o procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio, e a defensora pública-geral, Madalena Abrantes.