Varejo paraibano cresce pelo décimo mês consecutivo em 2024 e se destaca no cenário nacional

Indicadores incluem a variação no volume e na receita nominal de vendas, tanto no comércio varejista quanto no varejo ampliado,

Redação

O volume de vendas do varejo paraibano manteve crescimento pelo décimo mês consecutivo em 2024, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira (9). Em novembro, o setor registrou uma expansão de 7,5% em relação ao mesmo período de 2023, superando a média nacional de 4,7%.

Destaque nacional

No acumulado de janeiro a novembro, a Paraíba obteve o segundo maior crescimento do país, com uma taxa de 12,3%, enquanto a média nacional ficou em 5%. Apenas Amapá (18,4%), Paraíba (12,3%) e Tocantins (10,2%) alcançaram crescimento superior a dois dígitos no período.

Ao longo dos 11 meses, a Paraíba conquistou o primeiro lugar nacional em crescimento três vezes (fevereiro, junho e outubro), o segundo lugar quatro vezes (maio, julho, agosto e setembro) e o terceiro lugar uma vez (março), com taxas que variaram entre 7,5% e 19,9%.

Comércio varejista ampliado

No comércio varejista ampliado – que inclui atividades como veículos, motos, material de construção e atacado de alimentos, bebidas e fumo – a Paraíba registrou crescimento de 7,8% em novembro, três vezes superior à média nacional de 2,1%. No acumulado de janeiro a novembro, a expansão foi de 11,4%, enquanto a média nacional ficou em 4,9%.

Segmentos em destaque

Entre os segmentos analisados, cinco das oito atividades pesquisadas registraram crescimento em novembro de 2024, em relação ao mesmo mês de 2023:

  • Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria;
  • Tecidos, vestuário e calçados;
  • Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo;
  • Outros artigos de uso pessoal e doméstico;
  • Combustíveis e lubrificantes.

Já os segmentos de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, e livros, jornais, revistas e papelaria apresentaram queda.

Sobre a Pesquisa Mensal do Comércio

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), iniciada em 1995, monitora o comportamento conjuntural do comércio varejista no Brasil. Os indicadores incluem a variação no volume e na receita nominal de vendas, tanto no comércio varejista quanto no varejo ampliado, abrangendo as 26 unidades da federação e o Distrito Federal. Os resultados detalhados estão disponíveis no sistema Sidra do IBGE.

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