Aneel mantém bandeira tarifária verde em fevereiro e consumidores seguem sem cobrança extra

Apesar das condições favoráveis de geração, a agência alerta para a importância do consumo consciente.

Redação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (31), que a bandeira tarifária de fevereiro será verde, garantindo que não haverá cobrança adicional nas contas de energia elétrica no próximo mês.

“O volume de chuvas e as boas condições dos níveis dos reservatórios garantiram a bandeira verde para o mês de fevereiro”, informou a agência em nota divulgada no fim da tarde.

Como funciona o sistema de bandeiras tarifárias

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza mensalmente a situação da geração de energia no país. Para definir a bandeira vigente, a Aneel avalia fatores como a disponibilidade dos recursos hídricos, a evolução das fontes renováveis e o uso de termelétricas, que possuem um custo de geração mais alto. Antes desse sistema, os reajustes tarifários eram repassados aos consumidores apenas uma vez ao ano.

A decisão da Aneel mantém a bandeira verde pelo terceiro mês consecutivo, repetindo o cenário de dezembro e janeiro e garantindo mais um período sem aumento na conta de luz residencial.

Apesar das condições favoráveis de geração, a agência alerta para a importância do consumo consciente. “A Aneel reforça que, mesmo que as condições de geração sejam favoráveis, é necessário continuar com hábitos de consumo consciente para evitar desperdícios e contribuir para a sustentabilidade do setor elétrico”, finaliza o comunicado.

Compartilhe: