Polícia Federal amplia operação contra extremismo digital e crimes de ódio, na PB

Redação
policia-federal-amplia-operacao-contra-extremismo-digital-e-crimes-de-odio,-na-pb
Polícia Federal amplia operação contra extremismo digital e crimes de ódio, na PB

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (28/08), a segunda e a terceira fases da Operação Leviatã, com o objetivo de neutralizar atos preparatórios de terrorismo e reprimir a incitação ao genocídio e crimes de ódio em ambiente digital.

A primeira fase da operação ocorreu em abril deste ano, com apoio do Ministério Público Federal (MPF). Durante as investigações, foram identificadas evidências de participação de outras duas pessoas em condutas ilícitas conexas, o que motivou a ampliação do escopo investigativo para verificar autoria, colaboração e eventual organização das interações em plataformas virtuais.

Na segunda fase, realizada em Santo André/SP, foi cumprido um Mandado de Busca e Apreensão contra um jovem de 18 anos ligado ao investigado principal. A apuração revelou a produção de material musical com conteúdo discriminatório, capaz de amplificação digital e recrutamento simbólico por meio de retórica extremista.

Paralelamente, a terceira fase ocorreu em São José de Ribamar/MA, com o cumprimento de um mandado contra uma adolescente de 16 anos. As investigações apontaram conversas envolvendo intolerância, incitação ao ódio e adesão a narrativas extremistas, com utilização de plataformas digitais para disseminação de conteúdo de risco.

As investigações indicam circulação de mensagens com teor de ódio e alinhamento a ideologias extremistas baseadas em recortes raciais e étnicos, evidenciando predisposição à prática de atos violentos.

A Operação Leviatã faz parte de uma estratégia nacional de enfrentamento ao extremismo violento e à violência motivada por ódio, priorizando a proteção da ordem pública, da sociedade e da segurança nacional.

O post Polícia Federal amplia operação contra extremismo digital e crimes de ódio, na PB apareceu primeiro em Paraíba Já.

Compartilhe: