A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, esteve, nesta quarta-feira (17), no município de Lagoa Seca, Agreste paraibano, ocasião em que encerrou uma série de visitas aos artesãos mosaicistas, os homenageados no 41° Salão do Artesanato, que será realizado de 8 de janeiro a 1° de fevereiro de 2026, na Orla de João Pessoa, e terá como tema o mosaico. Discutir detalhes da homenagem e iniciativas para fortalecer ainda mais essa tipologia foram alguns dos temas abordados durante os encontros, que contemplaram 10 artesãos ao todo.
As visitas técnicas, sempre acompanhadas por auxiliares da gestão estadual, tiveram início no dia 2 deste mês, quando Ana Maria Lins conheceu o trabalho dos artesãos Wallace Verçosa (Wally) e Maria Lúcia (Marilu), em Pitimbu, no Litoral Sul do Estado. Logo em seguida, foram visitados os artesãos Antônio Jacob, Terezinha Cattena, Tereza Cristina, Cristiane Galdino, Hosana Batista, Francisca Ramalho Diniz, em João Pessoa; e Andréa Cahino, em Cabedelo. Nesta quarta-feira, último dia de visitas, ela conheceu o trabalho do artesão Luís Carlos Pereira Damasceno, de 51 anos.
Na ocasião, a primeira-dama classificou essa série de encontros com os homenageados como extremamente positiva. “Hoje, a gente finalizou essas visitas que são feitas, a cada edição do Salão do Artesanato, aos artesãos homenageados — nesse caso, aos que trabalham com o mosaico. Foram encontros informais, bem à vontade, e que serviram para toda a equipe do PAP traçar metas e planos para essa homenagem sair da melhor forma possível — com um Salão que agrade os nossos artesãos e artesãs, mas também os nossos turistas e a nossa população. Esse é o resultado do compromisso do Governo com esse segmento, que gera renda para centenas de famílias, boa parte delas liderada por mulheres”, disse Ana Maria Lins.
“Essa homenagem, que segue a orientação da gestão do governador João Azevêdo, que é a de homenagear quem nunca viveu esse momento antes, vai trazer muitos frutos para os artesãos mosaicistas, assim como aconteceu com os homenageados de outras edições do Salão do Artesanato, como o papel, o macramê, o artesanato indígena e o quilombola. Com o compromisso deles e com empenho de todo o Governo, tenho certeza de que os artesãos mosaicistas vão voar cada vez mais alto durante e depois da 41ª edição do Salão do Artesanato, lá em João Pessoa”, acrescentou a primeira-dama.
A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, destacou que o Salão do Artesanato de João Pessoa será o mais inovador da história. “É uma satisfação enorme terminar essa maratona de visitas, mas com a certeza de que o Salão de janeiro terá o maior volume de inovação que a Paraíba já viu. Nós estamos contratando oito oficinas, uma delas com o designer Sergio Mattos para o mosaico, que é a tipologia homenageada, para que novos produtos inovadores sejam apresentados no Salão do Artesanato. E em relação ao mosaico, vamos ter uma linha nova voltada para a decoração. Vamos contemplar também a cerâmica de Cajazeiras, o labirinto do Agreste e Brejo, por exemplo”, disse, ao adiantar outros nomes que vão ministrar essas oficinas, como o estilista Ronaldo Fraga e o designer Renato Imbroisi.
A visita da primeira-dama foi acompanhada, ainda, pela coordenadora de Capacitação Yara Alencar e pela técnica Giogiane Luna, ambas do PAP; pela técnica da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Eliane Rodrigues, que representou a secretária Rosália Lucas; e pela ex-vereadora de Campina Grande Eva Gouveia.
Perfil do homenageado — Nascido no Ceará, Luís Carlos Pereira Damasceno, de 51 anos, exerceu o ofício de pescador por quase 30 anos. Filho de mãe cearense e pai potiguar, foi no Rio Grande do Norte que o pescador virou artesão.
A então namorada, doutoranda em biologia, foi a inspiração para que conchas de mariscos e de ostras, por exemplo, começassem a dar formas a verdadeiras obras de arte — mensageiros do vento, quadros, cortinas e espelhos são algumas de suas peças que vão estar expostas no 41° Salão do Artesanato Paraibano.
Os movimentos repetitivos para colar as conchas e dar formas às peças fizeram com que Luís Carlos tivesse uma lesão por esforço repetitivo. Por isso, ele foi direto ao falar do significado da homenagem: “Para mim, é um resgate — como eu falei, tive um problema nas mãos e fiquei sem poder trabalhar durante cinco anos. Após um tratamento, melhorei e estava já pensando em voltar, mas estava sem um pretexto. Esse convite era o que faltava para esse reinício. Estou feliz demais”, externou.
A bióloga Thelma Lúcia, hoje esposa de Luís Carlos, é só felicidade pela homenagem do marido. “Estou muito feliz por ele, que estava parado devido a outros problemas e que agora tem essa grande oportunidade de recomeçar. Vocês, com essa homenagem, estão resgatando Luís Carlos de volta para o artesanato, e por isso eu gostaria de agradecer demais essa oportunidade”, comentou.
Mãe de 37 filhos pet — 29 gatos e oito cães —, Thelma Lúcia adianta que não vai estar todos os dias ao lado do marido quando o Salão começar. “Tenho que ficar em casa cuidando dessas crianças, mas pelo menos umas cinco vezes garanto ir”, prometeu.
O Salão do Artesanato Paraibano é uma realização do Governo da Paraíba e Sebrae. O evento ocorrerá de 8 de janeiro a 1° de fevereiro do próximo ano, na Orla de João Pessoa.
O evento tem sido a grande aposta do Governo e dos artesãos na geração de renda — e não tem decepcionado. Na 39ª edição, por exemplo, foram comercializados mais de R$ 4 milhões. O Salão do Artesanato tem duas edições por ano: em janeiro, na Capital; e em junho, em Campina Grande, que recebeu a 40ª edição neste ano.
O post Primeira-dama da PB conclui visitas a mosaicistas homenageados no 41° Salão do Artesanato apareceu primeiro em Paraíba Já.