Hugo Motta parece estar mesmo disposto a virar a página. Depois da repercussão negativa gerada pela aprovação da PEC da Blindagem e da urgência para votação do PL da Anistia, o deputado paraibano começou a se movimentar de forma estratégica para recuperar sua imagem e reforçar que está mais atento às necessidades reais da população.
Vetar a indicação de Eduardo Bolsonaro como líder da minoria – uma indicação que gerava muita controvérsia devido do ‘filho 03’ do ex-presidente da República estar nos Estados Unidos desde fevereiro e ausente em sessões importantes – foi o primeiro passo concreto nesse novo rumo.
Poucos horas depois de barrar a manobra bolsonarista, Motta anunciou que pautará para a próxima semana o projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais, uma proposta de alto apelo popular. Na prática, trata-se de uma agenda que efetivamente interessa a uma parcela significativa do povo brasileiro.
A combinação desses gestos tem sido interpretada nos corredores do poder, em Brasília, como uma tentativa de reposicionamento do jovem deputado paraibano, que de forma precoce chegou ao comando de um dos cargos mais cobiçados do país – a presidência da Câmara.
Ontem (22), durante evento promovido pelo BTG Pactual, Hugo Motta cravou uma frase que resume bem sua disposição de virar a página: “É o momento de tirar da frente pautas tóxicas; vamos tirar essas pautas tóxicas porque ninguém aguenta mais essa discussão, temos que olhar para frente.”
Claro, que ainda há muito caminho pela frente – decisões precisam se confirmar, textos precisam avançar, oposição vai reagir – mas esse conjunto de iniciativas mostra que Hugo Motta está disposto a não apenas responder às críticas, mas a agir para mostrar que a Câmara pode legislar para o bem comum.
Em um momento de polarização intensa e descrédito das instituições, apostar em pautas que toquem o cotidiano das pessoas é uma estratégia não só inteligente, mas necessária. Se Motta conseguir manter esse ritmo, essa virada pode marcar realmente o reinício de uma relação mais positiva entre o Legislativo e a sociedade.
Aguardemos, pois, as cenas dos próximos capítulos…
O post Análise: Hugo Motta ensaia virada de jogo apareceu primeiro em Paraíba Já.