O homem de 32 anos internado com suspeita de intoxicação por metanol morreu na tarde deste sábado (4) no Hospital de Trauma de Campina Grande. Natural do município de Baraúna, ele havia sido atendido inicialmente no Hospital Regional de Picuí e foi transferido em estado crítico, com suporte de múltiplos aparelhos. Durante o trajeto e logo após a chegada ao Trauma, o paciente sofreu duas paradas cardíacas.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), o paciente apresentava sintomas compatíveis com ingestão de bebida alcoólica possivelmente adulterada com metanol. As equipes médicas aplicaram antídotos e realizaram medidas de suporte intensivo, seguindo os protocolos clínicos para esse tipo de intoxicação. No entanto, o quadro evoluiu rapidamente e ele não resistiu às complicações.
“Apesar de todos os esforços das equipes médicas das duas unidades hospitalares, o paciente apresentou agravamento progressivo e não resistiu”, informou a SES em nota oficial.
Polícia e Agevisa investigam origem da bebida
A Secretaria confirmou que equipes da Polícia Civil e da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) foram deslocadas para Baraúna para investigar a procedência da bebida ingerida e adotar as medidas sanitárias necessárias para prevenir novos casos.
Força-tarefa estadual será criada
Diante da gravidade do episódio, a SES-PB anunciou a criação de um Grupo de Trabalho Interdisciplinar para intensificar a fiscalização e o monitoramento de bebidas adulteradas em circulação na Paraíba.
A força-tarefa reunirá representantes da:
-
Agevisa
-
Procon Estadual
-
Polícia Civil
-
Instituto de Polícia Científica (IPC)
-
Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA)
-
Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATOX–JP)
O caso marca o primeiro registro de morte suspeita por intoxicação de metanol na Paraíba, e acende um alerta em meio ao aumento de ocorrências semelhantes em outros estados do país.
O post Morre homem com suspeita de intoxicação por metanol em bebida, na PB apareceu primeiro em Paraíba Já.




