A Polícia Civil da Paraíba deflagrou, na manhã desta quinta-feira (16), a Operação Redenção, que resultou na prisão de oito pessoas e no cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão nas cidades de Guarabira, Sertãozinho, Serra da Raiz, Duas Estradas e João Pessoa.
De acordo com as investigações, o grupo é suspeito de realizar sequestros e ameaças para obrigar as vítimas a fazer transferências bancárias via Pix para contas de terceiros, conhecidos como “laranjas”. Durante a operação, foram apreendidas três armas de fogo e diversos celulares que teriam sido utilizados nas ações criminosas.
Entre os presos estão seis homens e duas mulheres. Segundo a Polícia Civil, o esquema era comandado de dentro do presídio Sílvio Porto, em João Pessoa, por um detento que já cumpria pena. Na capital, a irmã dele também foi presa durante as diligências.
O delegado Walter Brandão explicou que a quadrilha atuava de forma articulada entre o Brejo paraibano e a Região Metropolitana de João Pessoa, alternando locais para dificultar a investigação.
“Esses criminosos agiam com extrema violência e ameaças, chegando a praticar torturas psicológicas contra as vítimas. Dois crimes já foram devidamente elucidados — o assalto a uma funcionária de empresa, em Belém, que foi obrigada a transferir R$ 70 mil, e o caso de uma família que passava férias em Serra da Raiz, feita refém e forçada a realizar transferências via PIX”, relatou o delegado.
A Operação Redenção foi coordenada pela 8ª Delegacia Seccional, vinculada à 4ª Superintendência Regional da Polícia Civil, e contou com o apoio das Polícias Militar, Penal e do Corpo de Bombeiros.
Além das práticas de extorsão e sequestro, os suspeitos também são investigados por tráfico de drogas e posse ilegal de armas de fogo.
O post Operação policial desarticula grupo suspeito de sequestros e extorsões via Pix, na PB apareceu primeiro em Paraíba Já.




