Em alusão ao ‘Dezembro Laranja’, mês de prevenção e conscientização do câncer de pele, o Hospital Napoleão Laureano realizou dois dias de mutirão de cirurgias para retirada de tumores dermatológicos. A iniciativa integra as ações de prevenção e tratamento realizadas durante o mês dedicado à conscientização sobre a doença, que afeta milhares de paraibanos todos os anos.
O mutirão contemplou 40 pacientes que estavam na fila de espera do SUS. “Foram dois dias inteiros dedicado ao tratamento cirúrgico do câncer de pele, que é a forma mais eficaz de combate à doença. Pois, a gente consegue tirar toda a lesão do paciente. Também fizemos algumas biópsias. Com essa iniciativa, vamos devolver esperança de dias melhores para nossos pacientes!”, destacou a coordenadora de dermatologia do hospital, Kamila Magno.
Priscila Santos, de 25 anos, uma das pacientes beneficiadas pelo mutirão, relatou a necessidade de buscar ajuda ao notar uma ferida persistente. “Eu identifiquei logo que apareceu uma lesão que não cicatrizava, apresentava pequenos sangramentos. Fiz uma biópsia que confirmou o diagnóstico de malignidade e começamos o tratamento no Laureano. Então, pode adiantar a retirada desse tumor me traz muita alegria e gratidão”, contou a paciente de João Pessoa.
A dermatologista Kamila Magno destacou a importância dos cuidados diários. “A proteção solar precisa se tornar rotina. O protetor é como se fosse nossa pasta de dentes para o corpo. A gente tem que ter o hábito de usar diariamente, evitar exposição ao sol em horários de pico, usar óculos, roupas com proteção UV ou camisas de manga comprida”, orientou.
O Hospital Napoleão Laureano segue com atividades de conscientização do Dezembro Laranja’ ao longo de todo esse mês. Inclusive, como capacitação ‘Como reconhecer o câncer de pele’ para médicos da atenção primária, que será realizada nesta terça-feira (16), no auditório do HNL.
SOBRE O DEZEMBRO LARANJA
Criado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o ‘Dezembro Laranja’ reforça a importância do diagnóstico precoce. O período marca o início do verão, quando a exposição ao sol aumenta significativamente.
A SBD orienta que a população consulte um dermatologista pelo menos uma vez ao ano, já que a detecção rápida é decisiva para o sucesso do tratamento e combate ao câncer de pele.
O post Dezembro Laranja: Laureano realiza mutirão de cirurgias para combater câncer de pele apareceu primeiro em Paraíba Já.




