A Escola Municipal José Pereira do Nascimento, em Pocinhos (PB), acaba de ganhar uma nova biblioteca que promete transformar a rotina dos estudantes, oferecendo um ambiente que promove a leitura, a criatividade e novas descobertas. O espaço foi inaugurado pelo projeto Cantos de Leitura, realizado pela EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, em parceria com a Rede Educare, via Lei de Incentivo à Cultura. A iniciativa busca estimular a alfabetização de crianças e jovens por meio da revitalização de espaços de leitura em escolas, cooperativas e comunidades.
Após a reforma, o espaço está mais lúdico e equipado, além de contar com um acervo de cerca de 1.200 títulos que vão proporcionar aos alunos um mergulho no conhecimento e na imaginação. A biblioteca disponibiliza materiais pedagógicos, brinquedos educativos, jornais, revistas e periódicos. Cerca de 430 estudantes, com idades entre 4 e 14 anos, matriculados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I e II da escola, serão beneficiados pela iniciativa.
“O projeto é fundamental, porque fortalece o processo educativo, promove a integração entre alunos, professores e gestores, além de ampliar as oportunidades de aprendizado. Ele contribui para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais, estimulando a criatividade, a autonomia e o senso crítico dos estudantes. Também valoriza a escola como um espaço inovador e comprometido com a melhoria da qualidade de ensino. Para a comunidade em geral, torna-se um lugar de referência cultural, social e educacional, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados”, comenta Michelle Miranda de Brito Silva, diretora da Escola Municipal José Pereira do Nascimento.
A iniciativa tem como propósito ampliar o contato de crianças, jovens e suas comunidades com os livros e, consequentemente, com a leitura, incentivando a incorporação desse hábito como fonte de conhecimento e lazer. Para isso, busca estimular atividades lúdicas que tenham o livro como centro de referência, além de disponibilizar materiais que possibilitem experiências criativas de estímulo à leitura. Também prevê o acesso gratuito a espaços de leitura em instituições públicas culturais e de ensino, garantindo que estudantes em situação de vulnerabilidade social possam usufruir desse direito, fortalecendo o livro como ferramenta de inclusão, aprendizado e transformação.
“Acreditamos na educação como agente de transformação para o futuro do país, e, por isso, este é um dos nossos pilares de atuação. Promover ações que complementam ou melhoram a educação, formal ou informal, é uma forma de contribuirmos para o desenvolvimento das comunidades nas regiões em que atuamos”, reforça Marcela de Almeida, gestora do Instituto EDP.
“Com foco na formação de novos leitores, o Cantos de Leitura acredita na abertura de perspectivas, na partilha de entendimentos e na socialização. Queremos estimular o contato de crianças, jovens e até adultos com a literatura, possibilitando o acesso gratuito da comunidade ao conhecimento”, explica Kátia Rocha, CEO da Rede Educare.
Sobre a Rede Educare
Fundada em 2008, a Rede Educare nasceu da convicção de que transformar realidades é possível quando pessoas, empresas, governos e organizações se unem em torno de um propósito comum. Ao longo desses 17 anos, consolidou-se como referência nacional em projetos de impacto social, promovendo diálogos que transformam vidas. Especialista em leis de incentivo, a Rede Educare atua em todo o Brasil, conectando produtores e empresas que acreditam na força da cultura, do esporte, da saúde e das ações sociais para realizar projetos inovadores e transformadores. Saiba mais em: redeeducare.com.br
Sobre a EDP na América do Sul
O grupo EDP está presente em quatro regiões: América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul. Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos e solares, com ativos no valor de R$ 41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo.
A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída e venda de energia no mercado livre. Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP é reconhecida como uma das empresas de energia elétrica mais sustentáveis do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. Nos mercados da Europa e da América do Sul, a EDP ganhou o prêmio Top Employer 2025, além de ter sido eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos.
O post Escola Municipal de Pocinhos recebe nova biblioteca do projeto Cantos de Leitura apareceu primeiro em Paraíba Já.