Um jovem de 20 anos foi preso na manhã desta sexta-feira (31) em Pocinhos, no Agreste paraibano, suspeito de planejar atos de terrorismo e incitar o ódio dentro da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Ele também é investigado por divulgar conteúdo de apologia ao nazismo nas redes sociais e por ter pichado uma suástica em um dos banheiros da instituição.
A prisão preventiva foi cumprida pela Polícia Civil de Campina Grande. O rapaz já havia sido alvo de uma operação anterior, realizada em abril deste ano, quando agentes cumpriram mandado de busca e apreensão em sua residência.
De acordo com a investigação, o estudante mantinha contato pela internet com outras pessoas que compartilhavam discursos extremistas. As mensagens trocadas apontam para um possível planejamento de ações violentas motivadas por ódio racial e étnico.
As apurações tiveram início a partir de um relatório encaminhado pelo FBI ao Brasil, em janeiro deste ano. Com base nas informações, a Polícia Federal identificou o suspeito e cumpriu um novo mandado de busca e apreensão em sua casa nesta sexta-feira. Segundo os agentes, ele colaborou com a ação, entregando o celular e indicando o local onde guardava as roupas usadas em vídeos de teor preconceituoso gravados dentro da universidade.
O preso foi encaminhado para a Cidade da Polícia Civil de Campina Grande, onde permanece à disposição da Justiça. As investigações continuam para identificar possíveis cúmplices e dimensionar o alcance das atividades do grupo.
O post Suspeito de planejar atos de terrorismo e divulgar material nazista é preso na PB apareceu primeiro em Paraíba Já.




