O serviço de abastecimento de água por meio de carros-pipa será temporariamente suspenso a partir desta segunda-feira (1º) em Campina Grande e em mais 13 municípios localizados no Agreste paraibano. A previsão é que a distribuição seja retomada até a próxima quarta-feira (3).
A interrupção é necessária para a fase de replanejamento dos calendários de distribuição, conforme informado pelo Exército Brasileiro, coordenador da Operação Carro-Pipa (OCP).
O Exército explicou que a paralisação visa a atualização de dados nos sistemas e a implementação de novas medidas operacionais, que incluem:
-
Revisão da população atendida.
-
Contratação de pipeiros suplentes para equilíbrio financeiro das carradas (cargas).
-
Implantação de novos pontos de abastecimento para otimizar o serviço.
Em Campina Grande, onde os carros-pipa atendem 64 localidades, a Defesa Civil municipal garante que o risco de desabastecimento é baixo.
Maxsuell Vasconcelos, da Defesa Civil do município, assegurou que a água entregue até a última sexta-feira (28) é suficiente para suprir a demanda de muitos locais por um período que pode chegar a 15 dias.
“Até quarta-feira no máximo esse replanejamento estará concluído. Não precisamos nos preocupar”, afirmou Vasconcelos.
A Operação Carro-Pipa é uma ação emergencial coordenada pelo Exército Brasileiro e pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), destinada a municípios do Semiárido que decretaram situação de emergência e tiveram reconhecimento federal.
O post Abastecimento de água por carros-pipa é suspenso em 14 municípios paraibanos apareceu primeiro em Paraíba Já.




