Manifestantes se reuniram na tarde deste domingo (7) no Busto de Tamandaré, em Tambaú, para protestar contra os índices alarmantes de feminicídios e as múltiplas formas de violência contra as mulheres. O ato, que teve início por volta das 15h, reuniu dezenas de mulheres, homens e famílias inteiras.
Com cartazes e palavras de ordem, o grupo exigiu ações públicas mais eficazes e celeridade na justiça. A mobilização na capital paraibana faz parte do ‘Levante Mulheres Vivas’, movimento realizado neste fim de semana em diversas cidades brasileiras em resposta à violência de gênero no país. Em nível nacional, o Brasil já contabiliza mais de mil casos de feminicídio somente neste ano.


Dados na Paraíba
O cenário estadual foi um dos pontos centrais da manifestação. Segundo dados apresentados, a Paraíba já registrou 34 feminicídios ao longo de 2025.
Um levantamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública aponta que, entre janeiro e outubro deste ano, foram contabilizados 26 crimes dessa natureza em diferentes cidades do estado. A distribuição dos casos nos primeiros dez meses do ano ocorreu da seguinte forma:
-
Janeiro: 3 casos
-
Fevereiro: 6 casos
-
Março: 3 casos
-
Abril: 2 casos
-
Maio: 3 casos
-
Junho: 3 casos
-
Julho: Nenhum caso registrado
-
Agosto: 1 caso
-
Setembro: 3 casos
-
Outubro: 2 casos
Como Denunciar
O combate à violência contra a mulher depende também da denúncia. Casos de estupro, tentativas de feminicídio, agressões físicas ou psicológicas podem ser reportados através dos canais oficiais, que garantem o sigilo da vítima ou da testemunha:
-
190 (Polícia Militar): Para casos de emergência e flagrante.
-
180 (Central de Atendimento à Mulher): Para denúncias, orientações e encaminhamento para a rede de apoio.
-
197 (Polícia Civil): Disque Denúncia para crimes e criminosos anonimamente.
O post Ato ‘Levante Mulheres Vivas’ reúne manifestantes em João Pessoa contra a escalada do feminicídio apareceu primeiro em Paraíba Já.




