Energisa é obrigada a suspender corte de energia em hospital de Campina Grande

Redação
energisa-e-obrigada-a-suspender-corte-de-energia-em-hospital-de-campina-grande
Energisa é obrigada a suspender corte de energia em hospital de Campina Grande

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) determinou que a Energisa Paraíba restabeleça, imediatamente, o fornecimento de energia elétrica do Hospital João XXIII, em Campina Grande. O serviço havia sido interrompido devido à inadimplência da unidade, gerida pelo Sistema de Assistência Social e de Saúde (SAS).

De acordo com os promotores Osvaldo Lopes (Consumidor) e Adriana Amorim (Saúde), a interrupção coloca em risco direto a vida dos pacientes e compromete serviços médicos vitais.

O despacho destaca que hospitais não podem ser tratados como consumidores comuns e que a jurisprudência e normas da Aneel vedam o corte em serviços essenciais à vida, mesmo em caso de dívida.

O MPPB ressaltou que a Energisa deve usar meios legais de cobrança de crédito, sem transferir o ônus da interrupção do serviço aos pacientes e à sociedade.

O órgão destacou ainda que a decisão não perdoa o débito e o SAS deverá apresentar um plano de regularização da dívida.

Caso a energia não seja religada imediatamente, o MPPB poderá ajuizar uma ação civil pública, acionar a Aneel e apurar responsabilidades civis e administrativas.

As secretarias de Saúde do município e do estado foram notificadas para acompanhar a situação e garantir que o atendimento hospitalar não seja interrompido.

O post Energisa é obrigada a suspender corte de energia em hospital de Campina Grande apareceu primeiro em Paraíba Já.

Compartilhe: