Levantamento anual da Folha de SP atesta qualidade da balneabilidade das praias paraibanas

Redação
levantamento-anual-da-folha-de-sp-atesta-qualidade-da-balneabilidade-das-praias-paraibanas
Levantamento anual da Folha de SP atesta qualidade da balneabilidade das praias paraibanas

O jornal Folha de São Paulo divulgou, neste domingo (21), o resultado de seu levantamento anual sobre a balneabilidade das praias brasileiras. A Paraíba aparece como um dos estados que apresentaram os melhores resultados, elevando o número de praias consideradas “boas”. A pesquisa é a primeira realizada após a Operação Praias Limpas, que combateu o despejo irregular de esgotos nas praias do Estado.

A Folha afirma que a Paraíba saiu de 18 para 35 praias com classificação “boa”, uma evolução que incide, inclusive, sobre as praias urbanas, como as da Capital. Outras 25 praias foram classificadas como regulares e apenas duas como péssimas. Além da Paraíba, apenas os estados da Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe e Pernambuco conseguiram alavancar seus índices na região Nordeste.

A Operação Praias Limpas, vasculhou cerca de 270 km de galerias e 1300 bocas de lobo ou poços de visita em busca de vazamentos ou ligações clandestinas de esgoto em 2024. A ação percorreu toda a extensão dos bairros de Cabo Branco, Tambaú, Manaíra, Bessa e Jardim Oceania, além de atender denúncias na Penha, Seixas, Brisamar e Mangabeira. A ação envolviu o Ministério Público, Governo do Estado e outras instituições engajadas na causa ambiental.

Metodologia 

Para a avaliação a Folha adota como metodologia o método da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que classifica as praias a partir dos testes semanais. Para ser considera “boa” a praia precisa ter aparecido como própria para banho em todas as medições. Elas são “péssimas” se aparecerem como impróprias para o banho em mais da metade das medições. Os demais casos são classificados como “regulares”.

O post Levantamento anual da Folha de SP atesta qualidade da balneabilidade das praias paraibanas apareceu primeiro em Paraíba Já.

Compartilhe: