Mercado de trabalho da Paraíba registra crescimento em novembro com saldo de 2.720 novos empregos

Estado lidera no Nordeste e apresenta a terceira maior variação de empregos do País

Redação

Com o crescimento das vendas no comércio durante o fim de ano, o mercado de trabalho na Paraíba registrou forte aquecimento em novembro. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho, apontam que o estado gerou um saldo de 2.720 novos empregos com carteira assinada no mês, resultado de 18.521 admissões e 15.801 desligamentos.

Paraíba em destaque nacional e regional
O estado se destacou ao apresentar a terceira maior variação relativa de empregos do Brasil e a primeira do Nordeste, com um crescimento de 0,53% no emprego sobre o estoque acumulado até outubro. A média paraibana superou também as variações de todas as cinco regiões do País e da média nacional, que foi de 0,22%. Com isso, o estoque de empregos da Paraíba alcançou 515.714 vínculos formais em novembro.

Comércio lidera geração de empregos
O comércio foi o principal motor da geração de empregos em novembro, com 1.441 novos postos, impulsionado pelas vendas de final de ano. Em seguida, destacaram-se o setor de serviços (1.028 postos), a indústria (345 postos) e a construção civil. A agropecuária foi o único setor com desempenho negativo, perdendo 107 vagas.

Saldo acumulado no ano e avanço histórico
Entre janeiro e novembro de 2024, o mercado formal na Paraíba acumulou um saldo positivo de 28.409 postos de trabalho, resultado de 214.694 admissões contra 186.285 desligamentos. Esse número representa uma expansão de 36,53% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo foi de 20,8 mil novos postos.

Onze meses consecutivos de crescimento
O secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, celebrou o marco inédito de onze meses seguidos de saldo positivo, desde a implantação do novo Caged.

“Emprego é um dos melhores termômetros para medir o aquecimento de uma economia. São 28,4 mil postos no acumulado do ano. Isso reflete o equilíbrio fiscal que temos mantido há quatro anos, sendo reconhecidos com Nota A pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Além disso, fomentamos negócios por meio da Cinep e atraímos grandes investimentos, como no Polo Turístico Cabo Branco, que é um divisor de águas para o turismo na Paraíba”, destacou o secretário.

Cenário regional e nacional
No Nordeste, a Paraíba contribuiu para o saldo positivo da região, que gerou 25.557 postos em novembro, ficando atrás apenas do Sudeste (53.677 postos). A região Sul registrou 24.952 novos empregos, seguida pela Norte (7.274 postos). A Centro-Oeste foi a única região com saldo negativo, perdendo 7.960 postos.

Em nível nacional, o Brasil registrou um saldo de 106.625 novos empregos com carteira assinada em novembro, consolidando o bom desempenho do mercado de trabalho no ano.

Compartilhe: