A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo Estadual de Imunizações, iniciou nesta quarta-feira (8) a distribuição de mais de 24 mil doses da vacina contra a dengue. As doses serão enviadas a 24 municípios paraibanos com maior incidência da doença no período de 2023 a 2024. A vacinação é destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária onde mais de 28 mil pessoas ainda estão com o esquema vacinal incompleto.
Os municípios beneficiados incluem João Pessoa, Santa Rita, Cabedelo, Bayeux, Conde, Caaporã, Sapé, Alhandra, Pitimbu, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mari, Riachão do Poço, Sobrado, Cajazeiras, Sousa, Itabaiana, Alagoa Grande, Princesa Isabel, Aroeiras, Esperança, Guarabira, Campina Grande e Pombal.
Esquema vacinal e importância do reforço
De acordo com a chefe do Núcleo Estadual de Imunizações, Márcia Fernandes, a SES já distribuiu mais de 120 mil doses (D1 e D2) da vacina, mas uma parcela significativa do público-alvo ainda não recebeu a segunda dose, essencial para garantir a proteção máxima contra a dengue. A vacina requer duas doses, aplicadas com um intervalo de três meses.
“A vacina só garante a proteção completa com o esquema de D1 e D2. Se já faz 90 dias desde a aplicação da primeira dose, é essencial comparecer a uma unidade de saúde para receber o reforço e garantir maior eficácia na proteção contra a dengue,” reforçou Márcia Fernandes.
Estratégias de reforço na imunização
Além da distribuição das vacinas, a SES tem implementado medidas para aumentar a adesão à imunização, como a realização de “Dias D” e ações de busca ativa em parceria com os municípios. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal e prevenir novos casos da doença em todo o estado.
A iniciativa reflete o compromisso do Governo da Paraíba em proteger a população e reduzir os impactos da dengue, priorizando municípios com maior vulnerabilidade e garantindo o acesso à vacinação para quem mais precisa.