Secretário defende blocos matutinos e antecipação do Folia de Rua em João Pessoa

Segundo o secretário, a ideia de adiantar os eventos do Folia de Rua surgiu indiretamente durante a reunião com o MPPB.

Redação

O secretário-executivo de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, defendeu a realização de blocos de pré-Carnaval no turno da manhã e a antecipação do início das festividades do Folia de Rua, tradicional prévia carnavalesca da capital paraibana. A proposta foi debatida durante uma reunião no Ministério Público da Paraíba (MPPB).

Em entrevista nesta sexta-feira (31), o secretário afirmou que essa mudança seria um processo de construção.

“João Pessoa tem essa característica de ser uma cidade tranquila, de famílias, onde as pessoas dormem cedo e acordam cedo. Muitos criticaram a organização dos quiosques na orla, mas, para o turismo, foi positivo, porque o turista dorme cedo”, declarou Rodrigues.

Ele argumentou que muitos visitantes seguem uma rotina diurna e citou como exemplo o deslocamento para Areia Vermelha. “O turista que vai para Areia Vermelha de manhã precisa sair do hotel às 6h. Ele não é o perfil de quem vira a noite. Na orla, por volta das 22h30 ou 23h, o fluxo já reduz e permanece apenas a população local. Por isso, sugeri antecipar as atrações do Folia de Rua”, explicou.

Blocos pela manhã podem favorecer economia local

Rodrigues reforçou a necessidade de blocos no turno da manhã, destacando que essa iniciativa pode aumentar as oportunidades de venda para ambulantes e comerciantes.

“Aqui tem que ter um bloco às 10h da manhã, um bloco ao meio-dia. Inclusive, estamos organizando um grande frevo no Mercado de Tambaú no dia 8 de fevereiro, às 10h”, afirmou.

Discussão sobre mudança de horário do Folia de Rua

Segundo o secretário, a ideia de adiantar os eventos do Folia de Rua surgiu indiretamente durante a reunião com o MPPB. O presidente do comitê Via Folia, mestre Fuba, defendeu a proposta, e a Secretaria de Turismo vê a mudança como algo positivo para consolidar um pré-Carnaval alinhado ao perfil da cidade.

“Temos certeza de que é um trabalho a ser construído. O comitê Via Folia está no segundo ano e buscamos um formato que represente João Pessoa, sem baderna, sem violência, mas com paz e organização”, concluiu Rodrigues.

Compartilhe: